Quem somos

Gestora de recursos inspirada na visão do Grupo Lorentzen, a Lorinvest preserva sua missão e seus valores, identificando e elaborando oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios.

Nós buscamos projetos singulares, escaláveis, adaptáveis à dinâmica do mercado e às mudanças que acontecem na economia mundial. Tais investimentos devem ser inovadores, ter grande potencial de crescimento, sólida geração de caixa e ser sustentáveis nas esferas ambiental, social e econômica.

Pensamos globalmente, mesmo quando aplicamos esses conceitos de forma localizada. Temos cinco nichos principais de desenvolvimento de negócios: navegação e logística, por meio da Norsul; ativos florestais, pela Norflor; fintech, pela Target, soluções financeiras, pela Akron Capital e tecnologia industrial, através do Hankoe FIP, que detém investimentos em projetos de sílica, algas e regeneração de borracha, dentre outros.

Além de disseminar sua cultura organizacional e seus valores, a Lorinvest tem o papel de revelar novos talentos para o desenvolvimento de seus negócios. Nós fortalecemos a identidade da equipe, sempre respeitando e valorizando a diversidade, o conhecimento e a opinião dos colaboradores de cada empresa investida.

Linha do tempo / Lorinvest

2009

Criação da Lorinvest
Gestão de Recursos
FIP Hankoe adquire
participação na Aflopar

2010

FIP Hankoe assume o controle da Aflopar e adquire participação na Norsul

2012

FIP Hankoe adquire participação na New Steel

2013

FIP Hankoe vende parte das florestas da Aflopar e concentra a operação em sete municípios de Minas Gerais, obtendo retorno expressivo no desinvestimento
FIP Hankoe assume o controle da New Steel
FIP Hankoe adquire participação na Target Meio de Pagamentos

2016

FIP Hankoe assume o controle da Target Meio de Pagamentos

2019

FIP Hankoe vende a New Steel em janeiro para a Vale

Nossos valores

Ser uma gestora de capital humano e financeiro com excelência, que casa o mundo industrial com o financeiro.

Ser uma gestora de excelência que alia recursos humanos e financeiros, mantendo pioneirismo, inovação e sustentabilidade com altos retornos para acionistas, meio ambiente e pessoas relacionadas.

Nossos comportamentos, ações e relações são baseados na integridade de caráter. Praticamos o que pregamos. A nossa conduta deve estar em sintonia com os nossos valores. A consistência entre discurso e prática requer coragem, disciplina e dedicação de cada um dos nossos colaboradores.

Temos orgulho dos nossos valores e de onde trabalhamos. Por isso, todos pensamos, agimos e cuidamos dos negócios com atitude de dono. Acreditamos que o comprometimento individual, com autoridade e responsabilidade, nos faz atingir nossos objetivos.

Acreditamos que em tudo podemos evoluir e que o ordinário pode ser feito de forma extraordinária.

Incentivamos o trabalho em equipe, a solidariedade, a persistência, o entusiasmo, a resiliência e a ousadia. Valorizamos a diversidade de talentos, a experiência, o conhecimento e as opiniões.

Acreditamos que iniciativas individuais complementam e valorizam o trabalho em equipe. Apoiamos o desenvolvimento dos nossos colaboradores sabendo que o mesmo depende, em grande parte, do empenho e da vontade de cada um.

Trabalhamos com afinco e brilho nos olhos para alcançarmos nossos objetivos.

Origens

A aquisição da Esso Gás em 1953 marca o início da atuação do Grupo Lorentzen no Brasil. Aproveitando uma oportunidade de ampliar os empreendimentos de sua família, Erling Lorentzen comprou a distribuidora de gás da Exxon no país e deu início a uma trajetória de sucesso de mais de seis décadas.

Denominada posteriormente de Gasbras, a empresa fundiu-se em 1968 com a Supergas. A nova companhia passou a se chamar Supergasbras e obteve um forte crescimento, a partir da multiplicação da carteira de clientes e de seu valor de mercado. Os recursos provenientes de sua venda, realizada em 1972, possibilitaram ao Grupo Lorentzen realizar novos e importantes investimentos.

A fundação da Companhia de Navegação Norsul e da Aracruz Florestal ocorreu ainda na década de 1960. Seguindo a vocação original da família Lorentzen, a Norsul tornou-se a maior transportadora privada de granéis secos na costa brasileira, além de transportar granéis líquidos.

leia mais >>

A atuação do Grupo Lorentzen no setor químico-industrial deu-se entre os anos de 1976 e 2000, numa sociedade com a norueguesa Elkem, para a qual acabou vendendo suas participações nas empresas Carboindustrial e Carboderivados.

A Aracruz representa um marco importante não só para o Grupo Lorentzen, mas também para o Brasil e para a indústria mundial de celulose. Detentora de alto desempenho, líder no segmento de florestas de eucalipto de alto rendimento e maior produtora mundial de celulose branqueada, foi a primeira empresa brasileira listada na Bolsa de Valores de Nova York e a única empresa florestal do mundo a participar inicialmente do Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

Após mais de 30 anos de atuação na gestão da Aracruz Celulose, o Grupo Lorentzen vendeu em 2008 a sua participação para o Grupo Votorantim. A empresa manteve-se como líder mundial na produção de celulose de eucalipto, agora com o nome de Fibria.

As atividades do Grupo Lorentzen vêm crescendo desde 2006, ano de fundação da Aflopar. Em 2009, foi constituída a Lorinvest, com a tarefa de administrar os investimentos e gerir os recursos do Grupo Lorentzen. A partir daí, um novo ciclo de desenvolvimento entrou em marcha.

Com muito trabalho, determinação, foco em inovação e alta rentabilidade, o Grupo Lorentzen construiu uma reputação de integridade ao longo de sua história, baseada em transparência e responsabilidade.

ver menos >>
Quem somos
Linha do tempo / Grupo Lorentzen

1953

Grupo Lorentzen inicia atuação no Brasil ao adquirir a Esso Gás

1963

Início das atividades da Companhia de Navegação Norsul

1967

Fundação da Aracruz Florestal

1968

Fusão da Esso Gás com a Supergas, dando origem à Supergasbras

1972

Venda da Supergasbras gera recursos para importantes investimentos

1975

Norsul Offshore inicia operação de embarcações de apoio marítimo

1976

Início da atuação no setor químico-industrial através da Carboindustrial e da Carboderivados

1989

Norsul Offshore torna-se líder nacional na operação de embarcações de apoio marítimo
Criação da Norsul Internacional – Norinter

1996

Fusão da Norsul Offshore com a Consub; e venda da nova empresa em 1997

1997

Norinter torna-se a maior transportadora nacional de celulose, suco de laranja e cargas soltas do Brasil para Europa e EUA

1999

Norsul torna-se a maior companhia privada de transporte de granel seco do país

2000

Venda das participações na Carboindustrial e na Carboderivados para Elkem

2006

Fundação da Aflopar

2008

Venda da participação do Grupo Lorentzen na Aracruz

2009

Criação da Lorinvest como gestora de recursos

Equipe

HAAKON LORENTZEN

Haakon Lorentzen também é Presidente do Conselho de Administração da Harvard Business School da América Latina. Foi membro do Conselho da Aracruz Celulose de 1991 a 2009 e atualmente é membro dos Conselhos de Administração da WWF Brasil, da Endeavor e do Ibio. Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, completou sua formação nos Estados Unidos no Crowley Maritime Corp San Francisco (1984) e na Harvard Business School Executive Education PMD (1987).

LUCIANO PUCCINI MEDEIROS

Diretor-presidente e responsável pelo Risco e Compliance na Lorinvest, Luciano Medeiros integra o Grupo Lorentzen desde 2011 como Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios. Foi sócio do Escritório de Advocacia Barbosa, Müssnich & Aragão (BMA Law) por 11 anos, onde liderou o grupo de M&A e de mercado de capitais. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes, trabalhou de 1992 a 1999 no Banco Pactual, um dos principais bancos de investimento do Brasil.

JOSÉ MANUEL OLIVEIRA CARREGAL

Responsável por estruturar e criar a Lorinvest, José Manuel Oliveira Carregal é o gestor da Lorinvest desde 2009. Credenciado na CVM desde 1994, é o Diretor responsável pela Administração da Carteira de Valores Mobiliários da Lorinvest. Foi Diretor Financeiro da Embratel e de seu fundo de pensão e gerenciou a mesa de operações internacional do Banco Liberal. Bacharel em Economia pela Faculdade Cândido Mendes, é pós-graduado em Finanças pelo IBMEC-RJ. Também é mestre em Economia pela EPGE/FGV e ex-professor de cursos de pós-graduação da FGV.

LUIZ ARANHA CORRÊA DO LAGO

Membro do Conselho de Administração da Lorentzen Empreendimentos S.A. desde 2009, também participa do Conselho da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar) desde 2014. Foi Diretor da Lorentzen Empreendimentos de 1988 a 2006 e Membro do Conselho de Administração da Aracruz Celulose, da Veracel e da Norsul de 1988 a 2010. Luiz Aranha Corrêa do Lago também foi Diretor de Mercado de Capitais do Banco Central do Brasil em 1987 e 1988, além de ter sido Chefe do Centro para Estudos Monetários e Economia Internacional da Fundação Getúlio Vargas de 1981 a 1986. Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Mestre pela Duke University e PhD em Economia pela Harvard University. Desde 1979 é professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Leonardo Szczerb

Economista formado pelo IBMEC/RJ. MBA em Finanças pela FGV e pelo IBMEC. Possui mais de 10 anos de experiência na área financeira tendo atuado em grandes empresas como Banco BBM, Fundo de Pensão Embratel e Rede Globo. Ingressou em 2011 no Grupo Lorentzen se tornando CFO da New Steel.

Maria Clara Assis

Diretora Executiva da Lorinvest desde 2011. Com mais de 30 anos de experiência na indústria de papel e celulose, ocupou diferentes posições estratégicas na Aracruz Celulose, Veracel e na Fibria Celulose entre 1984 e 2011. Formada em Economia pela Universidade Candido Mendes, com Pós-Graduação em Finanças pelo IBMEC – RJ e especializações na Wharton Business School e INSEAD.

Peter Boot

Diretor Executivo, começou no grupo como CFO da investida New Steel em 2012. Tem 35 anos atuando no mercado financeiro em vários países da América Latina, dos quais 15 anos no ING Bank. Formado em Business Administration – Entrepreneurial Studies na Babson College, MA, USA.

Christian Lorentzen

Atua na Lorinvest desde 2015 na área de desenvolvimento de negócios e como CEO de uma das empresas investidas. Trabalhou na área financeira da New Steel durante 1 ano ajudando no desenvolvimento da empresa. Trabalhou 2 anos na Vinci Partners Gestão de Recursos nas áreas de credito privado e Real Estate. Formado em Administração de Empresas pela PUC-RIO.

Ronaldo Borgerth

Atua na Lorinvest desde 2015 e é responsável pela área de Investimentos. Trabalhou na área de Negócios Estruturados da Andrade Gutierrez, tendo coordenado diversos projetos de Parceria Público-Privada e Project Finance entre 2013 e 2015. Foi consultor de M&A na KPMG Corporate Finance entre 2011 a 2013. Formado em Economia pela PUC-Rio, é Mestre em Administração de Empresas com especialização em Opções Reais pelo IAG PUC-Rio e certificado como Especialista em Investimento pela Anbima.

Laila Helayel

Responsável por operações de M&A e questões societárias das companhias investidas, integra a Lorinvest desde 2011. Entre 2005 e 2011, trabalhou no Grupo Vale: Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social – Valia (2005 a 2008); e Log-In Logística Intermodal (2008 a 2011), sendo responsável pela área societária e de governança corporativa. Formada em Direito pela Universidade Cândido Mendes com Pós-Graduação em Direito Empresarial na FGV.

Pilar Perez

Integra o Grupo Lorentzen desde 2003 e participou da criação da Lorinvest em 2009. Responsável pelas matérias de mercado de capitais da gestora e dos fundos de investimentos e assuntos societários das empresas investidas. Também responde por Recursos Humanos, Ética Corporativa e Compliance na Lorinvest. Entre 1999 e 2003, trabalhou nas áreas de direito societário e tributário do escritório Prisco Paraiso, Cattley e Carvalho Neto. Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, com Pós-Graduação em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas e LLM in International and Economic Law pela University of Warwick, da Inglaterra. Em 2018 foi uma das 100 advogadas reconhecidas pelo GC Powerlist: Brazil – The Legal 500.

Bruno Obata

Atua na Lorinvest desde 2015 e é responsável pela área de Controladoria. Foi Gerente de Research e atuou na área de Risco da Ativa Investimentos entre 2011 e 2015. Bacharel em Matemática Aplicada para Negócios pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Mestre em Métodos Matemáticos em Finanças pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e certificado como Especialista em Investimento pela Anbima.

Haakon Lorentzen também é Presidente do Conselho de Administração da Harvard Business School da América Latina. Foi membro do Conselho da Aracruz Celulose de 1991 a 2009 e atualmente é membro dos Conselhos de Administração da WWF Brasil, da Endeavor e do Ibio. Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, completou sua formação nos Estados Unidos no Crowley Maritime Corp San Francisco (1984) e na Harvard Business School Executive Education PMD (1987).

Diretor-presidente e responsável pelo Risco e Compliance na Lorinvest, Luciano Medeiros integra o Grupo Lorentzen desde 2011 como Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios. Foi sócio do Escritório de Advocacia Barbosa, Müssnich & Aragão (BMA Law) por 11 anos, onde liderou o grupo de M&A e de mercado de capitais. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes, trabalhou de 1992 a 1999 no Banco Pactual, um dos principais bancos de investimento do Brasil.

Responsável por estruturar e criar a Lorinvest, José Manuel Oliveira Carregal é o gestor da Lorinvest desde 2009. Credenciado na CVM desde 1994, é o Diretor responsável pela Administração da Carteira de Valores Mobiliários da Lorinvest. Foi Diretor Financeiro da Embratel e de seu fundo de pensão e gerenciou a mesa de operações internacional do Banco Liberal. Bacharel em Economia pela Faculdade Cândido Mendes, é pós-graduado em Finanças pelo IBMEC-RJ. Também é mestre em Economia pela EPGE/FGV e ex-professor de cursos de pós-graduação da FGV.

Membro do Conselho de Administração da Lorentzen Empreendimentos S.A. desde 2009, também participa do Conselho da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar) desde 2014. Foi Diretor da Lorentzen Empreendimentos de 1988 a 2006 e Membro do Conselho de Administração da Aracruz Celulose, da Veracel e da Norsul de 1988 a 2010. Luiz Aranha Corrêa do Lago também foi Diretor de Mercado de Capitais do Banco Central do Brasil em 1987 e 1988, além de ter sido Chefe do Centro para Estudos Monetários e Economia Internacional da Fundação Getúlio Vargas de 1981 a 1986. Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Mestre pela Duke University e PhD em Economia pela Harvard University. Desde 1979 é professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Economista formado pelo IBMEC/RJ. MBA em Finanças pela FGV e pelo IBMEC. Possui mais de 10 anos de experiência na área financeira tendo atuado em grandes empresas como Banco BBM, Fundo de Pensão Embratel e Rede Globo. Ingressou em 2011 no Grupo Lorentzen se tornando CFO da New Steel.

Diretora Executiva da Lorinvest desde 2011. Com mais de 30 anos de experiência na indústria de papel e celulose, ocupou diferentes posições estratégicas na Aracruz Celulose, Veracel e na Fibria Celulose entre 1984 e 2011. Formada em Economia pela Universidade Candido Mendes, com Pós-Graduação em Finanças pelo IBMEC – RJ e especializações na Wharton Business School e INSEAD.

Diretor Executivo, começou no grupo como CFO da investida New Steel em 2012. Tem 35 anos atuando no mercado financeiro em vários países da América Latina, dos quais 15 anos no ING Bank. Formado em Business Administration – Entrepreneurial Studies na Babson College, MA, USA.

Atua na Lorinvest desde 2015 na área de desenvolvimento de negócios e como CEO de uma das empresas investidas. Trabalhou na área financeira da New Steel durante 1 ano ajudando no desenvolvimento da empresa. Trabalhou 2 anos na Vinci Partners Gestão de Recursos nas áreas de credito privado e Real Estate. Formado em Administração de Empresas pela PUC-RIO.

Atua na Lorinvest desde 2015 e é responsável pela área de Investimentos. Trabalhou na área de Negócios Estruturados da Andrade Gutierrez, tendo coordenado diversos projetos de Parceria Público-Privada e Project Finance entre 2013 e 2015. Foi consultor de M&A na KPMG Corporate Finance entre 2011 a 2013. Formado em Economia pela PUC-Rio, é Mestre em Administração de Empresas com especialização em Opções Reais pelo IAG PUC-Rio e certificado como Especialista em Investimento pela Anbima.

Responsável por operações de M&A e questões societárias das companhias investidas, integra a Lorinvest desde 2011. Entre 2005 e 2011, trabalhou no Grupo Vale: Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social – Valia (2005 a 2008); e Log-In Logística Intermodal (2008 a 2011), sendo responsável pela área societária e de governança corporativa. Formada em Direito pela Universidade Cândido Mendes com Pós-Graduação em Direito Empresarial na FGV.

Integra o Grupo Lorentzen desde 2003 e participou da criação da Lorinvest em 2009. Responsável pelas matérias de mercado de capitais da gestora e dos fundos de investimentos e assuntos societários das empresas investidas. Também responde por Recursos Humanos, Ética Corporativa e Compliance na Lorinvest. Entre 1999 e 2003, trabalhou nas áreas de direito societário e tributário do escritório Prisco Paraiso, Cattley e Carvalho Neto. Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, com Pós-Graduação em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas e LLM in International and Economic Law pela University of Warwick, da Inglaterra. Em 2018 foi uma das 100 advogadas reconhecidas pelo GC Powerlist: Brazil – The Legal 500.

Atua na Lorinvest desde 2015 e é responsável pela área de Controladoria. Foi Gerente de Research e atuou na área de Risco da Ativa Investimentos entre 2011 e 2015. Bacharel em Matemática Aplicada para Negócios pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Mestre em Métodos Matemáticos em Finanças pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e certificado como Especialista em Investimento pela Anbima.