Quem somos

Somos uma casa de investimentos que gerencia ativos próprios e de terceiros.

Impulsionados pelo DNA empreendedor do norueguês Erling Lorentzen – fundador da Aracruz, que mudou o eixo da indústria florestal do hemisfério norte para o sul, buscamos projetos inovadores, escaláveis e adaptáveis às dinâmicas de mercado.

Temos compromisso com o longo prazo e confiança nas pessoas, focados no propósito e atenção ao desempenho. Temos coragem para fazer a coisa certa do jeito certo

PROPÓSITO

Realizar sonhos, transformar vidas e gerar prosperidade.
O QUE FAZEMOS

Somos uma casa de investimentos que gerencia ativos próprios e ativos de terceiros.

Impulsionados pelo DNA do nosso fundador, Erling Lorentzen, assumimos a responsabilidade e a coragem para empreender. Focamos na excelência e no trabalho em equipe para servir em igual medida às pessoas, ao meio ambiente e à economia.

AONDE VAMOS

Impulsionados pelo DNA empreendedor do norueguês Erling Lorentzen – fundador da Aracruz.

Não basta ser somente uma gestora de referência em resultados financeiros. É preciso fazer isso de forma sustentável, íntegra e promovendo a criação de novos negócios e empregos. Este é o retorno final que buscamos: a recompensa para a coletividade.

COMO ATUAMOS

como atuamos

De mineração a medicina, de engenharia a finanças, de bioeconomia a logística. Investimos em tecnologias disruptivas, inventores e talentos empreendedores com potencial de resolver problemas relevantes para o meio ambiente e a sociedade.

Linha do tempo

Nossa história se inicia quando o visionário empresário norueguês Erling Lorentzen começa a fazer negócios em um país distante e promissor – o Brasil. Por mais de 50 anos construímos empresas de sucesso. Junto a empreendedores e parceiros financeiros selecionados, moldamos nossa reputação e filosofia de investimento.

1953

O Grupo Lorentzen inicia atividades no Brasil, adquirindo a Esso Gás (atual Supergasbras).

1963

Fundação da Norsul, empresa de transporte de granéis secos e líquidos, neo-granéis, carga geral e cargas de projetos.

1967

Aquisição da Aracruz (atual Fibria), que se tornaria líder no segmento de florestas de eucalipto de alto rendimento e maior produtora mundial de celulose branqueada.

1968

Fusão com a Gásbras Supergás para a criação da Supergasbras, atendendo 2,5 milhões de clientes​.

1972

Venda da Supergasbras.

1978

Início das operações da Aracruz Industrial.

1992

A Aracruz se torna a primeira empresa brasileira a oferecer ADRs na Bolsa de Valores de Nova York.

1995

Participação na fundação do WBSCD, Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.

1999

A Norsul se torna a maior companhia privada de transporte de granel seco do país.

2006

A Aracruz se torna a primeira empresa florestal do mundo a fazer parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

2007

Aquisição da Norflor, empresa de soluções para o mercado global de florestas.

2008

Venda da Aracruz para o Grupo Votorantim por US$ 547 milhões.

2009

Criação da Lorinvest, empresa de gestão de ativos do Grupo Lorentzen.

2011

Investimento na Biofílica, como meio para promover a conservação da Floresta Amazônica e a compensação das reservas legais.

2013.1

A operação da Norflor passa a se concentrar em municípios de Minas Gerais com um dos piores IDH do país.

2013.2

Investimento na New Steel, empresa que desenvolve uma tecnologia disruptiva para o beneficiamento de minério de ferro a seco.

2016

Aquisição do Target Bank, fintech pioneira na oferta integrada de meios de pagamento e soluções financeiras para empresas de logística, caminhoneiros e redes de combustíveis.

2019

Venda da New Steel para a Vale por US$ 500 milhões.

2020.1

Norsul se torna a primeira empresa de navegação do Brasil a oferecer a neutralização de 100% das emissões de CO2 de seus transportes.

2020.2

Investimentos em gás natural.

2021

Início da vertical de saúde.
Desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis em mineração, concreto e bioincrustação.

O QUE VOCÊ VÊ NA MARCA DA LORINVEST?

O desenho que identifica uma empresa é sempre uma tentativa de representar os valores que a constituem. Na Lorinvest, a construção da imagem teve como ponto de partida as origens da família Lorentzen, que, no início do século XX, detinha linhas de frete marítimo na Europa e Golfo do México. Assim, o logo buscou recuperar símbolos da navegação para refletir atributos presentes na história dos Lorentzen e materializa-los no dia a dia da Lorinvest. Pioneirismo, espírito desbravador, vanguarda diante das mudanças. Como os vikings nórdicos. Como o nosso fundador e vicking doce, Erling Lorentzen, falecido em março de 2021.

Logo Lorinvest - Inspiração

Equipe

HAAKON LORENTZEN

Membro do Conselho de Administração da Lorinvest desde 2017 e do Comitê de Investimentos do Hankoe Fundo de Investimento desde 2011.

Membro do Comitê de Sustentabilidade da Suzano; do Conselho Consultivo da WWF-Brasil; do Conselho Latino-Americano do Harvard Business School; entre outros. Embaixador Endeavor. Foi presidente da Norsul, membro do Conselho de Administração da Aracruz Celulose S.A, diretor do Conselho da Arapar S.A. e presidente-executivo da Provida.

Bacharel em Economia (PUC-Rio), completou sua formação nos Estados Unidos no Crowley Maritime Corp San Francisco (1984) e na Harvard Business School Executive Education PMD (1987).

LUCIANO PUCCINI MEDEIROS

Luciano Medeiros é diretor-presidente da Lorinvest desde 2011. Antes disso, foi sócio do Escritório de Advocacia Barbosa, Müssnich & Aragão (BMA Law) por 11 anos, onde liderou o grupo de M&A e de mercado de capitais. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes, trabalhou de 1992 a 1999 no Banco Pactual, um dos principais bancos de investimento do Brasil.

LUIZ ARANHA CORRÊA DO LAGO

Membro do Conselho de Administração da Lorentzen Empreendimentos S.A. desde 2009, também participou do Conselho da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar) de 2014 a 2018. Foi Diretor da Lorentzen Empreendimentos de 1988 a 2006 e Membro do Conselho de Administração da Aracruz Celulose, da Veracel e da Norsul de 1988 a 2010.

Luiz Aranha Corrêa do Lago também foi Diretor de Mercado de Capitais do Banco Central do Brasil em 1987 e 1988, além de ter sido Chefe do Centro para Estudos Monetários e Economia Internacional da Fundação Getúlio Vargas de 1981 a 1986.

Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Mestre pela Duke University e PhD em Economia pela Harvard University. Desde 1979 é professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Christian Lorentzen

Atua na Lorinvest desde 2015 na área de desenvolvimento de negócios e como diretor de uma das empresas investidas. Trabalhou na área financeira da New Steel durante 1 ano ajudando no desenvolvimento da empresa. Trabalhou 2 anos na Vinci Partners Gestão de Recursos nas áreas de credito privado e Real Estate. Formado em Administração de Empresas pela PUC-RIO.

Leonardo Szczerb

Trabalha desde 2011 na Lorinvest, como diretor executivo responsável pela Tesouraria. Entre 2015 e 2019, também atuou como CFO da New Steel, investida do Grupo Lorentzen.

Possui 20 anos de experiência na área financeira, tendo trabalhado para grandes empresas como Banco BBM (analista da mesa), Rede Globo (analista de orçamento) e Telos (fundo de pensão da Embratel, como coordenador de investimentos).

Bacharel em Economia (IBMEC), com MBA em Finanças (FGV e IBMEC) e Executive Development Program pela Wharton Business School (EUA).

Maria Clara Assis

Trabalha na Lorinvest desde 2011, como responsável por gestão e desenvolvimento de projetos na área de Bioeconomia.

Com 30 anos de experiência na indústria de papel e celulose, ocupou diversas posições de liderança em grandes empresas, como Aracruz Celulose, Veracel e Fibria Celulose, maior companhia do setor no mundo.

Bacharel em Economia (Universidade Candido Mendes), com Pós-Graduação em Finanças (IBMEC) e especializações em Partnership and Alliances (INSEAD); Strategy and M&A (Wharton Business School, EUA); e Gestão Estratégica de Lideranças (Fundação Dom Cabral).

Peter Boot

Sócio-diretor responsável pela área de Novos Negócios e membro do Comitê de Gestão da Lorinvest desde 2019. Ingressou no Grupo em 2012, como CFO da New Steel.

Co-fundador do Lagoa Investimentos (2011-2019), onde atuou na acreditação junto à CVM e na modelagem de negócios em M&A. Foi responsável pela prospecção para o Hankoe FIP nos setores de novas tecnologias, energias renováveis e mineração.

Também liderou o time de Private Equity com fundo dedicado a empresas de biotecnologia, nanotecnologia, sustentabilidade e segmentos afins.

Soma 35 anos atuando no mercado financeiro em vários países da América Latina, dos quais 15 anos no ING Bank.

Formado em Business Administration – Entrepreneurial Studies na Babson College, MA, USA.

Domenica Noronha

Domenica Noronha está na Lorinvest desde 2021, como responsável pela avaliação e estruturação de novos negócios. Coordena a equipe de pesquisas, encarregada pela avaliação financeira de oportunidades de empreendimentos e de projetos e investimentos das diferentes companhias do grupo. Participa diretamente de Conselhos de Administração de algumas das empresas investidas.

De 2010 a 2021, foi sócia da Tempo Capital, gestora fundamentalista de ações brasileiras. Lá, exerceu várias funções, como pesquisa e suporte a captação externa. Durante este período, integrou conselhos fiscais de grandes empresas, como Oi, Usiminas, Bradespar, Light e Embratel.

Trabalhou no Banco Morgan Stanley de 1999 a 2010, em Nova Iorque e São Paulo. Era a diretora-executiva responsável pela execução de mercados de capitais para a América Latina. Pelo banco, coordenou emissões de ações e dívidas para diversas empresas, incluindo Gol, BM&F, Fleury, Cesp, Telefonica, Cosan, Ultrapar, Embraer, Petrobras, BNDES, FEMSA, Copa Airlines, Bunge, dentre outras.

Ela é formada com honras em Finanças e Negócios Internacionais com especialização em Economia pela Georgetown University. Possui diversas certificações profissionais: CFA Charterholder, CGA, CPA-20, Series 7, FSA.

Pilar Perez

Participou da criação e instituição da Lorinvest (2009) e da constituição de todos os fundos de investimento por ela geridos. É responsável pelas matérias de mercado de capitais da gestora e dos fundos de investimentos e pelas operações de M&A e assuntos societários das empresas investidas. Lidera a área de Ética Corporativa e Compliance na Lorinvest.

Bacharel em Direito (Universidade Cândido Mendes), com Pós-Graduação em Direito da Economia e da Empresa (Fundação Getúlio Vargas); LLM in International and Economic Law (University of Warwick, Inglaterra); e Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral).

Certificação Profissional em Compliance em Proteção de Dados Pessoais – CPC- PD pela Legal, Ethics and Compliance em parceria com a FGV Projetos (2021).

Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção – CPC-A pela Legal, Ethics and Compliance em parceria com a FGV Projetos (2020)

Uma das 100 advogadas reconhecidas pelo GC Powerlist: Brazil – The Legal 500 (2018/2023)

Bruno Obata

Trabalha na Lorinvest desde 2015, como responsável pela área de Controladoria. Também atua como especialista em fundos e coordenador de TI. Foi gerente de research e atuou na área de Risco da Ativa Investimentos (2011 e 2015).

Bacharel em Matemática Aplicada para Negócios (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012), com Mestrado Profissional em Métodos Matemáticos em Finanças (Instituto de Matemática Pura e Aplicada, 2014) e MBA em Finanças Corporativas (2022)

Certificado como Especialista em Investimento pela Anbima.

Membro do Conselho de Administração da Lorinvest desde 2017 e do Comitê de Investimentos do Hankoe Fundo de Investimento desde 2011.

Membro do Comitê de Sustentabilidade da Suzano; do Conselho Consultivo da WWF-Brasil; do Conselho Latino-Americano do Harvard Business School; entre outros. Embaixador Endeavor. Foi presidente da Norsul, membro do Conselho de Administração da Aracruz Celulose S.A, diretor do Conselho da Arapar S.A. e presidente-executivo da Provida.

Bacharel em Economia (PUC-Rio), completou sua formação nos Estados Unidos no Crowley Maritime Corp San Francisco (1984) e na Harvard Business School Executive Education PMD (1987).

Luciano Medeiros é diretor-presidente da Lorinvest desde 2011. Antes disso, foi sócio do Escritório de Advocacia Barbosa, Müssnich & Aragão (BMA Law) por 11 anos, onde liderou o grupo de M&A e de mercado de capitais. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes, trabalhou de 1992 a 1999 no Banco Pactual, um dos principais bancos de investimento do Brasil.

Membro do Conselho de Administração da Lorentzen Empreendimentos S.A. desde 2009, também participou do Conselho da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar) de 2014 a 2018. Foi Diretor da Lorentzen Empreendimentos de 1988 a 2006 e Membro do Conselho de Administração da Aracruz Celulose, da Veracel e da Norsul de 1988 a 2010.

Luiz Aranha Corrêa do Lago também foi Diretor de Mercado de Capitais do Banco Central do Brasil em 1987 e 1988, além de ter sido Chefe do Centro para Estudos Monetários e Economia Internacional da Fundação Getúlio Vargas de 1981 a 1986.

Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Mestre pela Duke University e PhD em Economia pela Harvard University. Desde 1979 é professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Atua na Lorinvest desde 2015 na área de desenvolvimento de negócios e como diretor de uma das empresas investidas. Trabalhou na área financeira da New Steel durante 1 ano ajudando no desenvolvimento da empresa. Trabalhou 2 anos na Vinci Partners Gestão de Recursos nas áreas de credito privado e Real Estate. Formado em Administração de Empresas pela PUC-RIO.

Trabalha desde 2011 na Lorinvest, como diretor executivo responsável pela Tesouraria. Entre 2015 e 2019, também atuou como CFO da New Steel, investida do Grupo Lorentzen.

Possui 20 anos de experiência na área financeira, tendo trabalhado para grandes empresas como Banco BBM (analista da mesa), Rede Globo (analista de orçamento) e Telos (fundo de pensão da Embratel, como coordenador de investimentos).

Bacharel em Economia (IBMEC), com MBA em Finanças (FGV e IBMEC) e Executive Development Program pela Wharton Business School (EUA).

Trabalha na Lorinvest desde 2011, como responsável por gestão e desenvolvimento de projetos na área de Bioeconomia.

Com 30 anos de experiência na indústria de papel e celulose, ocupou diversas posições de liderança em grandes empresas, como Aracruz Celulose, Veracel e Fibria Celulose, maior companhia do setor no mundo.

Bacharel em Economia (Universidade Candido Mendes), com Pós-Graduação em Finanças (IBMEC) e especializações em Partnership and Alliances (INSEAD); Strategy and M&A (Wharton Business School, EUA); e Gestão Estratégica de Lideranças (Fundação Dom Cabral).

Sócio-diretor responsável pela área de Novos Negócios e membro do Comitê de Gestão da Lorinvest desde 2019. Ingressou no Grupo em 2012, como CFO da New Steel.

Co-fundador do Lagoa Investimentos (2011-2019), onde atuou na acreditação junto à CVM e na modelagem de negócios em M&A. Foi responsável pela prospecção para o Hankoe FIP nos setores de novas tecnologias, energias renováveis e mineração.

Também liderou o time de Private Equity com fundo dedicado a empresas de biotecnologia, nanotecnologia, sustentabilidade e segmentos afins.

Soma 35 anos atuando no mercado financeiro em vários países da América Latina, dos quais 15 anos no ING Bank.

Formado em Business Administration – Entrepreneurial Studies na Babson College, MA, USA.

Domenica Noronha está na Lorinvest desde 2021, como responsável pela avaliação e estruturação de novos negócios. Coordena a equipe de pesquisas, encarregada pela avaliação financeira de oportunidades de empreendimentos e de projetos e investimentos das diferentes companhias do grupo. Participa diretamente de Conselhos de Administração de algumas das empresas investidas.

De 2010 a 2021, foi sócia da Tempo Capital, gestora fundamentalista de ações brasileiras. Lá, exerceu várias funções, como pesquisa e suporte a captação externa. Durante este período, integrou conselhos fiscais de grandes empresas, como Oi, Usiminas, Bradespar, Light e Embratel.

Trabalhou no Banco Morgan Stanley de 1999 a 2010, em Nova Iorque e São Paulo. Era a diretora-executiva responsável pela execução de mercados de capitais para a América Latina. Pelo banco, coordenou emissões de ações e dívidas para diversas empresas, incluindo Gol, BM&F, Fleury, Cesp, Telefonica, Cosan, Ultrapar, Embraer, Petrobras, BNDES, FEMSA, Copa Airlines, Bunge, dentre outras.

Ela é formada com honras em Finanças e Negócios Internacionais com especialização em Economia pela Georgetown University. Possui diversas certificações profissionais: CFA Charterholder, CGA, CPA-20, Series 7, FSA.

Participou da criação e instituição da Lorinvest (2009) e da constituição de todos os fundos de investimento por ela geridos. É responsável pelas matérias de mercado de capitais da gestora e dos fundos de investimentos e pelas operações de M&A e assuntos societários das empresas investidas. Lidera a área de Ética Corporativa e Compliance na Lorinvest.

Bacharel em Direito (Universidade Cândido Mendes), com Pós-Graduação em Direito da Economia e da Empresa (Fundação Getúlio Vargas); LLM in International and Economic Law (University of Warwick, Inglaterra); e Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral).

Certificação Profissional em Compliance em Proteção de Dados Pessoais – CPC- PD pela Legal, Ethics and Compliance em parceria com a FGV Projetos (2021).

Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção – CPC-A pela Legal, Ethics and Compliance em parceria com a FGV Projetos (2020)

Uma das 100 advogadas reconhecidas pelo GC Powerlist: Brazil – The Legal 500 (2018/2023)

Trabalha na Lorinvest desde 2015, como responsável pela área de Controladoria. Também atua como especialista em fundos e coordenador de TI. Foi gerente de research e atuou na área de Risco da Ativa Investimentos (2011 e 2015).

Bacharel em Matemática Aplicada para Negócios (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012), com Mestrado Profissional em Métodos Matemáticos em Finanças (Instituto de Matemática Pura e Aplicada, 2014) e MBA em Finanças Corporativas (2022)

Certificado como Especialista em Investimento pela Anbima.