A aquisição da Esso Gás em 1953 marca o início da atuação do Grupo Lorentzen no Brasil. Aproveitando uma oportunidade de ampliar os empreendimentos de sua família, Erling Lorentzen comprou a distribuidora de gás da Exxon no país e deu início a uma trajetória de sucesso de mais de seis décadas.
Denominada posteriormente de Gasbras, a empresa fundiu-se em 1968 com a Supergas. A nova companhia passou a se chamar Supergasbras e obteve um forte crescimento, a partir da multiplicação da carteira de clientes e de seu valor de mercado. Os recursos provenientes de sua venda, realizada em 1972, possibilitaram ao Grupo Lorentzen realizar novos e importantes investimentos.
A fundação da Companhia de Navegação Norsul e da Aracruz Florestal ocorreu ainda na década de 1960. Seguindo a vocação original da família Lorentzen, a Norsul tornou-se a maior transportadora privada de granéis secos na costa brasileira, além de transportar granéis líquidos.
A atuação do Grupo Lorentzen no setor químico-industrial deu-se entre os anos de 1976 e 2000, numa sociedade com a norueguesa Elkem, para a qual acabou vendendo suas participações nas empresas Carboindustrial e Carboderivados.
A Aracruz representa um marco importante não só para o Grupo Lorentzen, mas também para o Brasil e para a indústria mundial de celulose. Detentora de alto desempenho, líder no segmento de florestas de eucalipto de alto rendimento e maior produtora mundial de celulose branqueada, foi a primeira empresa brasileira listada na Bolsa de Valores de Nova York e a única empresa florestal do mundo a participar inicialmente do Índice Dow Jones de Sustentabilidade.
Após mais de 30 anos de atuação na gestão da Aracruz Celulose, o Grupo Lorentzen vendeu em 2008 a sua participação para o Grupo Votorantim. A empresa manteve-se como líder mundial na produção de celulose de eucalipto, agora com o nome de Fibria.
As atividades do Grupo Lorentzen vêm crescendo desde 2006, ano de fundação da Aflopar. Em 2009, foi constituída a Lorinvest, com a tarefa de administrar os investimentos e gerir os recursos do Grupo Lorentzen. A partir daí, um novo ciclo de desenvolvimento entrou em marcha.
Com muito trabalho, determinação, foco em inovação e alta rentabilidade, o Grupo Lorentzen construiu uma reputação de integridade ao longo de sua história, baseada em transparência e responsabilidade.